Um problema sério dentro de empresa sem uma boa organização financeira é a retirada de dinheiro por parte dos sócios sem algum critério. Uma empresa é aberta para dar lucros, e os sócios devem usufruir, mas para que estas retiradas de dinheiro sejam realizadas de forma organizada, existem duas formas usuais de remunerar os sócios: Pró-Labore e Dividendos. Vamos tratar deles neste post.

Pró-labore é o nome dado à remuneração do sócio de uma empresa por seu trabalho realizado nela. Ou seja, o sócio recebe um pagamento por serviços desenvolvidos na sua própria empresa, assim como um empregado dela. Já os dividendos são valores pagos aos sócios como distribuição de lucros auferidos pela empresa, conforme definição prévia. O pró-labore é devido ao sócio pelo seu trabalho, independente de haver lucro. Já o dividendo só pode ser pago se houver lucro, e se a administração da empresa definir que parte do lucro deva ser distribuído.

As vantagens de definir bem estes rendimentos vão além da organização financeira da empresa, e passam até pela organização das finanças pessoais dos sócios. Um pró-labore bem definido, de acordo com as necessidades pessoais dos sócios, permitem uma tranquilidade para que o sócio trabalhe focado na sua empresa. O pró-labore deve ser compatível com os salários pagos no mercado para a atividade desenvolvida pelo sócio dentro da empresa.

Já uma política de distribuição de dividendos bem definida, de acordo com a realidade de crescimento da empresa e de suas necessidades, permite uma clareza maior na gestão estratégica do negócio. Uma empresa em crescimento necessita gerar mais caixa e realizar investimentos constantemente. Faz sentido que nesta fase as distribuições de dividendos sejam realizadas em percentuais menores.

Vimos então a importante contribuição destes mecanismos no controle das finanças dos negócios, e como isso é apenas uma pequena parte do que deve ser feito para alcançar um bom nível de gestão financeira nas empresas, independente do seu tamanho.

Sua empresa necessita de um controle financeiro eficiente, ou melhorar a organização financeira atual? Chame um de nossos consultores para uma conversa agora através dos links de contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×