Se você é um empresário optante pelo Simples Nacional, sabe que essa modalidade de tributação simplificada traz uma série de vantagens em termos de gestão fiscal e contábil. Como forma de aprofundar seus conhecimentos sobre este regime, vamos entender quais são os tributos inclusos no Simples Nacional:

– IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica)

O IRPJ é um imposto federal que incide sobre o lucro das empresas. No Simples Nacional, ele está incluso na alíquota única que varia de acordo com o faturamento anual da empresa.

– CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)

Assim como o IRPJ, a CSLL também incide sobre o lucro das empresas. Ela é destinada para financiar a seguridade social e está contemplada na alíquota única do Simples Nacional.

– PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)

Essas contribuições federais têm como objetivo financiar programas sociais e a seguridade social. No Simples Nacional, tanto o PIS quanto a COFINS são recolhidos de forma unificada.

– IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)

O IPI incide sobre produtos industrializados e está incluso no Simples Nacional, com alíquotas específicas para cada atividade econômica. O IPI somente irá incidir para empresas com atividades industriais,

– ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)

O ICMS é um imposto estadual que incide sobre a circulação de mercadorias e a prestação de serviços de transporte e comunicação. Ele é recolhido de forma simplificada no Simples Nacional, pelas empresas que desenvolvem alguma atividade sujeita a este imposto estadual.

– ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza)

Destinado aos municípios, o ISS incide sobre a prestação de serviços. No Simples Nacional, ele também é recolhido de forma simplificada.

– CPRB (Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta)

A CPRB é uma contribuição patronal para o INSS que incide sobre a receita bruta das empresas. Ela está inclusa no Simples Nacional e substitui a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento.

Gestão Fiscal Eficiente

Entender os tributos inclusos no Simples Nacional é fundamental para uma gestão fiscal eficiente. Por isso, contar com o suporte de uma empresa de contabilidade especializada pode ser uma estratégia inteligente para garantir o cumprimento das obrigações fiscais e maximizar os benefícios desse regime tributário simplificado.

Importante destacar que, na apuração dos tributos a pagar por dentro do Simples Nacional, em cada mês, é necessário segregar corretamente todas as receitas de todas as atividades da empresa, destacando corretamente a classificação dos tributos em cada tipo de Receita. Saiba mais sobre como economizar com impostos no Simples Nacional neste post do nosso blog: A importancia do PGDDAS na Economia de Impostos.

Conclusão

Empresário, se sua empresa é optante do Simples Nacional, descomplicar é a chave para manter sua empresa saudável e focada no que realmente importa: crescer e prosperar.

Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar o seu negócio a prosperar dentro do Simples Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×