
Se você quer formalizar seu negócio, mas tem algum receio por ter o seu nome negativado, fique tranquilo, pois é possível, sim abrir um CNPJ mesmo com o nome sujo.
Primeiramente é importante diferenciar nome negativado de CPF irregular, pois este segundo sim, impede o registro de um novo CNPJ em seu nome. O chamado “nome negativado” ou “nome sujo” diz respeito a restrições no Sistema de Proteção ao Crédito, como por exemplo, uma dívida com empréstimo com várias prestações em aberto. Já o CPF irregular junto à Receita Federal diz respeito a alguma restrição com dívidas e obrigações tributárias, como por exemplo não ter entregue sua Declaração de Imposto de Renda, quando obrigado, ou não ter pago alguma dívida com imposto devido no seu CPF.
Então, estar apenas com o nome sujo devido a dívidas, seja ela de cartão de crédito, empréstimos ou outros, não justifica a inviabilidade da abertura do CNPJ.
Destacamos que, se você está com o CPF “sujo” no SPC e pensa em abrir uma empresa, uma grande vantagem a ser considerada é poder abrir uma conta com o seu CNPJ em um banco, e operar as finanças de seu negócio a partir dela, sem restrições legais. Mas lembre-se da responsabilidade “objetiva” de que, no final das contas, novas dívidas no CNPJ podem vir a ser cobradas no seu CPF.
Por fim, formalizar seu negócio e abrir um CNPJ é um grande passo na direção certa, pois com ele você pode garantir uma renda extra para quitar suas dívidas e ter o nome limpo novamente.
Empreendedor, seu negócio precisa partir para a formalização, ou organizar sua vida financeira? Entre em contato com um de nossos consultores pelos links de contato. Iremos lhe ajudar a crescer nesta jornada.