O processo de abertura de uma empresa pode se tornar uma tarefa complicada e cheia de burocracias caso o empresário não conheça bem todas as exigências, processos e classificações necessárias.

Tradicionalmente, recomenda-se contar com ajuda de um contador para tal tarefa, embora esta não seja sua atividade principal. Mas quais as vantagens de contar com um contador para a abertura de empresa?

 Primeiramente temos a questão do planejamento tributário. O contador saberá indicar qual CNAE adequado na abertura do CNPJ para que a empresa possa se enquadrar no melhor regime tributário, pagando menos impostos. Portanto, o trabalho do contador começa mesmo antes do processo de abertura em si, e depois se estende na assessoria, nos controles financeiros, na apuração dos impostos, envio de obrigações acessórias e levantamento de demonstrativos contábeis.

Outra vantagem importante é o ganho de tempo e redução de custos, pois o contador conhece melhor todo o processo de abertura de um CNPJ, e saberá organizar bem as etapas para que tempo não seja perdido no registro nos vários órgãos competentes. Embora a maioria dos processos tenha se digitalizado, as exigências ainda são bastante específicas, como no caso de registro de contrato social, e é necessário que toda a documentação esteja alinhada com a legislação de registro civil.

 

Concluindo, a prática do dia a dia comprova que contar com um contador no processo de formalização de um negócio otimiza tempo e dinheiro, e contribui para o sucesso do negócio. Desta forma, o empresário deve enxergar a contratação de um contador neste processo como um investimento, e não como mais um gasto na abertura de sua empresa.

 Empreendedor, seu negócio precisa partir para a formalização, ou organizar sua vida financeira? Entre em contato com um de nossos consultores pelos links de contato. Iremos lhe ajudar a crescer nesta jornada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×