As transações de compra e venda pela internet têm crescido em escala exponencial a cada ano. Com as transformações de hábitos de consumo ocasionadas pela pandemia, principalmente, houve um aumento de algo em torno de 47% nas vendas de produtos pela internet em 2022 em relação a anos anteriores, conforme pesquisa da ABComm.

Desta forma, muitos empreendedores entram neste mercado todos os dias, ou ampliam seus canais de venda para canais digitais. Os maiores aliados dos empreendedores, neste sentido, são as plataformas de Market Place.

Alguns exemplos de plataformas mais conhecidas são AliExpress, Amazon, Mercado Livre, Americanas, Magalu, OLX e Shopee. Em todas elas a premissa é mais ou menos a mesma: Pessoas físicas e jurídicas podem cadastrar suas lojas e seus produtos, e se expor aos clientes que já costumam comprar através destas plataformas. Desta forma, vamos elencar abaixo alguns passos que o empreendedor precisa seguir para começar a vender:

• Escolher em quais plataformas seus produtos têm possibilidade de vender mais;

• Estar de olho nas tendências do seu segmento, para otimizar as vendas;

• Avaliar taxas de vendas, mensalidades e custos de frete;

• Atentar bem a cadastros de loja e produtos, assim como descrições, detalhes, codificações e fotos;

• Estar preparado para responder às demandas de atendimento (dúvidas de clientes) e a rapidez nas postagens;

• Confirmar todas as ferramentas que irá necessitar (embalagens, etiquetagem, certificado digital para emissão de notas fiscais, logística de entregas etc.);

• Alinhar seus meios de recebimento com a sua precificação.

Concluindo, praticamente todas as etapas passam por um bom planejamento e superação de trâmites burocráticos, e é sempre importante contar com assessoria de profissionais, para que o empresário possa focar no que interessa.

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