A CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) ou só Carteira de Trabalho como é mais comumente conhecida, é um documento onde ficam registrados todos os dados referentes às experiências de trabalho que um profissional. A CTPS serve como uma prova oficial de todas relações empregatícias regidas pela CLT, refletindo a vida profissional do trabalhador.

Quando se dá início a um novo contrato de trabalho, são registrados na CTPS os dados desse contrato. Os dados do empregador, data de admissão, a função exercida pelo colaborador, a remuneração e quaisquer outras circunstâncias especiais que eventualmente existam no contrato. Durante o contrato já firmado e em execução também serão incluídas algumas informações como por exemplo as alterações de salário e férias. Assim como no final do contrato também será registrado rescisão do mesmo.

Atualmente, com o intuito de facilitar e modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador, o governo federal lançou a Carteira de Trabalho Digital em 23 de novembro de 2019, por meio da Portaria SEPRT nº 1.065, substituindo a Carteira de Trabalho física. A CTPS Digital tem como identificação única o número de inscrição do trabalhador no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF e está previamente emitida a todos os inscritos naquele cadastro, sendo necessária apenas sua habilitação, que deve ser feito por meio de criação de conta de acesso do gov.br, realizado no próprio Aplicativo de forma totalmente intuitiva. Ficou com alguma dúvida ou precisa de alguma consultoria no setor pessoal? Fale com um de nossos consultores através dos links de contato.

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