Após o envio da sua declaração de imposto de renda pessoa física é muito importante acompanhar o processamento da declaração junto à RFB. Muitas vezes ocorre de a declaração ter pendências apontadas após o seu envio e não ter, por exemplo, sua restituição liberada para pagamento. Malha fina é o nome dado à sistemática de cruzamento de dados na base da Receita Federal, e que faz apontamentos de inconsistências, como divergência de valores e outras informações. Quando uma declaração tem pendências de Malha, é preciso retificar, na maioria dos casos, para que o processamento da declaração seja concluído.

Problemas mais comuns são divergências entre os rendimentos declarados e os respectivos valores informados pelas fontes pagadoras. Isto ocorre quando os valores são declarados, mas informados com valores diferentes daqueles que já constam na base de dados da RFB, seja por erro de digitação, seja por não verificação na fonte da informação. Nunca é aconselhável estimar os rendimentos recebidos, mesmo com base em documentos como contracheques. O documento hábil para captação da informação e preenchimento da declaração é o Informe de rendimentos. O mesmo ocorre com os dados de rendimento informados via Carnê Leão, onde o ideal é fazer a importação do arquivo gerado diretamente no eCac, ou fazer uso da declaração Pré-preenchida.

Outro problema comum, e que só é identificado na verificação do processamento da declaração, após o seu envio, é a inconsistência de dados relacionados a dependentes. Geralmente isto ocorre quando um dependente é informado, sem atender a requisitos legais para ser um dependente, ou quando este possui rendimentos e/ou bens em valores que o impedem de ser um dependente na sua declaração, ou quando simplesmente estes valores são omitidos. Analise sempre a situação patrimonial e de renda dos dependentes ao incluir na declaração.

Por fim, uma pendência de malha que tem dado muita dor de cabeça a contribuintes é aquela relacionada ao cruzamento de informações de despesas médicas. Sempre que o médico ou clínica não informa para a RFB que ocorreu aquela despesa, a declaração irá cair em malha, e a RFB irá solicitar a comprovação da despesa via documentação (Nota fiscal, Recibo, etc.).

Muito destes problemas podem ser evitados com uma análise mais criteriosa dos dados a serem informados no preenchimento da declaração, e na observação de cruzamento de dados que sabemos que a RFB realiza. Então, é importante contar com um profissional especializado para evitar problemas de Malha no Imposto de Renda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×