O MEI surgiu com o intuito de facilitar a vida do pequeno empresário, sendo um meio de o profissional autônomo se formalizar. Mas por ser direcionada a pequenos negócios, essa modalidade de empresa é bastante limitada. Por isso é natural que ao longo do tempo sua empresa cresça e tenha que desenquadrar do MEI.
Tendo isso em mente, é muito importante saber o momento de sair do MEI. Muitos empresários tem medo de sair do MEI, mas é necessário entender que essa modalidade é apenas uma etapa do desenvolvimento do seu negócio. Existem alguns sinais que podem indicar que é hora de sair da categoria MEI e migrar para a categoria de Microempresa (ME) ou outra categoria empresarial. Como os principais indicativos podemos citar
• Faturamento anual acima do limite do MEI: O limite anual de faturamento para o MEI é de R$ 81.000,00.
• Necessidade de contratar mais funcionários: O MEI pode ter apenas um funcionário registrado com salário limitado a um salário mínimo ou o piso da categoria.
• Crescimento das atividades empresariais: Se o seu negócio está crescendo e você está diversificando as atividades empresariais, é possível que a categoria MEI não seja mais suficiente para atender às suas necessidades.
• Limite de compras: Se suas compras ultrapassarem em 80% do valor do faturamento declarado isso pode ocasionar o desenquadramento automático.
• Entre outras
Se seu negócio se enquadra em uma ou mais dessas situações, isso tudo significa que seu negócio cresceu bastante e já não cabem mas nas especificações da categoria MEI.
É importante lembrar que a decisão de migrar para outra categoria empresarial deve ser baseada em uma análise criteriosa das necessidades e objetivos do negócio. Antes de tomar essa decisão, entre em contato com um de nossos consultores para suportes e mais orientações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×