
Você sabia que, em média, são criadas ou alteradas mais de 50 normas tributárias por dia no Brasil? Com um volume tão grande de normas e alterações é praticamente impossível estar 100% atualizado da legislação vigente. Diante disso, fica fácil entender que é muito comum que existam diferenças, em termos tributários, entre o que é pago em impostos, e o que realmente seria devido, para mais ou para menos.
E se uma empresa pagar menos do que deveria, ela certamente será cobrada por meio de fiscalização. Já se uma empresa pagar tributos a maior, não acontece nada. O Estado não realiza algum tipo de aviso, notificação, correção ou qualquer tipo de alerta. A única forma de corrigir esta situação, será por meio da Recuperação Tributária.
A Recuperação Tributária é o serviço de análise aprofundada e minuciosa de como se deu a apuração de impostos, inclusive aproveitamento de créditos, e comparação com a legislação, nos últimos 5 anos (devido a prazos de prescrição), com o intuito de identificar impostos a recuperar. Estima-se que 95% das empresas pagam mais impostos do que efetivamente deveriam pagar.
Este tipo de serviço especializado é feito como auxílio de softwares para processar dados em massa, e montar análises direcionadas para as apurações tributárias, possibilitando recuperar valores que são da empresa, por direito, conforme recomendações dos próprios órgãos fiscalizadores.
Vimos então que a maioria das empresas no Brasil deixam de aproveitar oportunidades tributárias de recuperação de valores, e que cada dia que a empresa não recupera tributos pagos a maior, é um dia perdido, devido aos prazos de prescrição.
Sua empresa necessita de um diagnóstico de Recuperação Tributária? Entre em contato com um de nossos consultores através dos links de contato.