
Um orçamento empresarial bem projetado é a primeira ferramenta de controle financeiro e planejamento estratégico de finanças a ser considerado para o sucesso de negócios. Quando bem executado, traz vantagens competitivas e antecipa problemas.
Em síntese, um orçamento deve conter a projeção de todas as entradas e todas as saídas de caixa de um negócio em um período futuro, e geralmente é realizado a cada 3 ou 6 meses.
Neste post, vamos elencar três dicas valiosas de como elaborar um bom orçamento empresarial:
1 – Comece analisando os dados financeiros do passado: Se sua empresa já está em funcionamento há algum tempo, colete e organize os dados dos últimos 12 meses, para ajudar a identificar custos e despesas fixas, padrões e distorções, a fim de basear seu planejamento financeiro projetado em seu orçamento;
2 – Estabeleça metas realistas: Procure sempre fugir de projeções fora da curva ou difíceis de se concretizar no curto e médio prazo. Sempre que possível, subestime as receitas e superestime as saídas de caixa. Desta forma, seu planejamento financeiro ficará encaixado dentro da realidade e pronto para possíveis oscilações negativas;
3 – Crie espaço para a flexibilidade: Esteja preparado para realizar ajustes no seu planejamento no decorrer do período de execução. Nem sempre identificamos todas as variáveis nas fases de planejamento. Um orçamento empresarial mais flexível, torna-se uma ferramenta útil para controle das finanças.
Portanto, para que sua empresa tenha em mãos uma ferramenta útil para a tomada de decisão, aplique estas dicas na elaboração de um orçamento empresarial poderoso.
Se você precisa melhorar a organização financeira da sua empresa, fale conosco e agende uma conversa com um de nossos consultores financeiros, através dos links de contato.