Se você quer formalizar seu negócio, mas tem algum receio por ter o seu nome negativado, fique tranquilo, é possível se tornar MEI mesmo com o nome sujo. É verdade que algumas situações podem sim impedir a abertura do MEI, mas estar apenas com o nome sujo devido a dívidas, seja ela de cartão de crédito, empréstimos ou outros, não justifica a inviabilidade da abertura do CNPJ. Conforme a Lei Complementar n⁰ 123 de 14 de dezembro de 2006, estar com o nome negativado não é uma restrição para a abertura de um CNPJ MEI.

Formalizar seu negócio trará muitas vantagens para seu empreendimento, como emissão de nota fiscal, melhorar o profissionalismo do seu negócio, ter acesso a direitos previdenciários, cadastro gratuito, tributação simplificada, linhas de crédito com juros reduzidos, etc. E se você está com o CPF sujo, outra grande vantagem é que pode abrir uma conta com o seu CNPJ em um banco, e operar as finanças de seu negócio a partir dela.

Abrir uma conta PJ é extremamente recomendado, até para ser possível manter o controle separado entre os gastos da empresa e gastos pessoais. Desse modo fica bem mais fácil controlar o dinheiro que entrar na sua conta PJ, pois, não estará misturada com o dinheiro ou contas relacionadas à sua pessoa física. O que ajudará e muito com o controle das finanças.

Entretanto, é válido lembrar que a maior dificuldade do cidadão que se formalizou como MEI e abriu sua conta jurídica é saber que, devido ao empreendedor estar com o nome sujo, a obtenção de crédito bancário poderá ser mais difícil, tendo em vista que na hora de solicitar o crédito, as instituições financeiras também costumam verificar a situação financeira do proprietário do CNPJ.

Por isso, formalizar seu negócio e abrir um MEI é um grande passo na direção certa, pois com ele você pode garantir uma renda extra para quitar suas dívidas e ter o nome limpo novamente.

Empreendedor, seu negócio precisa partir para a formalização, ou organizar sua vida financeira? Entre em contato com um de nossos consultores pelos links de contato. Iremos lhe ajudar a crescer nesta jornada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×