
Não separar as finanças da Pessoa Física e da Pessoa Jurídica é um erro muito comum cometidos pelos empreendedores, sobretudo no começo da vida do negócio. Ter o controle das finanças da sua empresa é essencial para sobreviver aos problemas mais diversos, como falta de fôlego financeiro, desfalques de caixa, altas taxas de despesas financeiras, retiradas de dinheiro acima dos lucros do negócio, etc.
Somente a partir da separação das contas das pessoas física e jurídica, o empreendedor consegue entender todo panorama da sua vida financeira. Fazendo isto, as principais despesas podem ser percebidas, medidas e controladas. O controle mais básico já permite gerenciar melhor o fluxo de caixa, e fazer orçamentos realistas para planejar e controlar as finanças no futuro.
Para tomar decisões estratégicas com muito mais confiança, é necessário classificar todas as contas da empresa, e ter todas as movimentações registradas. E caso este registro esteja misturado com contas pessoais, a missão de controlar a vida financeira da empresa fica impossível.
Ter um conta PJ deve ser o primeiro passo para cortar este cordão umbilical. Uma conta PJ irá demonstrar mais profissionalismo para seus clientes e fornecedores, além de dar acesso a produtos empresariais, como linhas de crédito mais vantajosas do que os produtos financeiros ofertados a Pessoas Físicas.
Por fim, mais do que separar na prática as contas pessoais e da empresa, é necessário que esta separação aconteça na mente do empreendedor. De nada irá adiantar separar contas bancárias, e continuar utilizando a conta da empresa para executar despesas pessoais.
Ter total controle das finanças da sua empresa irá blindar seu negócio de problemas financeiros.