Controlar os bens patrimoniais é fundamental para a gestão financeira de qualquer empresa, incluindo as pequenas empresas. Em uma empresa onde os bens patrimoniais não possuem controle próprio dedicado, problemas de natureza fiscal e econômica podem acabar trazendo prejuízos.

Classificação Contábil

Na Contabilidade chamamos estes bens de Ativos Imobilizados, que são os bens que uma empresa possui e que são utilizados para gerar renda ou serviços a longo prazo. Esses ativos são considerados permanentes, ou seja, são esperados que durem por muitos anos e não são destinados à venda, distinguindo-se, assim, dos estoques.

Na prática

Então, os Bens Patrimoniais, no linguajar empresarial, são os veículos, máquinas, equipamentos, móveis, computadores, periféricos, eletrodomésticos etc.
Algumas razões para a importância de seu controle são:

Conclusão

Portanto, seja para proteger seus ativos ou para cumprir as obrigações fiscais e legais, o controle dos bens patrimoniais é essencial para complementar o bom gerenciamento das finanças das empresas.
Se você precisa melhorar a organização financeira da sua empresa, fale conosco e agende uma conversa com um de nossos consultores financeiros através dos links de contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×