
Você sabe diferenciar bem estes conceitos? Faz parte da organização financeira a distinção exata destes termos, para, por exemplo, saber fazer seu planejamento tributário, afinal, a sua carga tributária maior está sobre o lucro ou sobre o faturamento?
Faturamento
Faturamento é o total de receitas que uma empresa auferiu em determinado período. São valores brutos, sem deduções. O faturamento é reflexo direto do preço de venda, e deve cobrir os custos totais do negócio, as despesas gerais, o custo financeiro e o lucro almejado. Logo, o faturamento da sua empresa não é o seu lucro. É erro crasso achar que ao vender um produto por 50 reais, o seu negócio “gerou” 50 reais.
Lucro
O lucro é calculado a partir do faturamento, deduzindo aquelas ocorrências eventuais que reduzem as receitas, como descontos, devoluções e perdas. Em seguida são deduzidos os custos diretos e indiretos (aqueles relacionados ao produto ou serviço), e na sequência as despesas operacionais (aquelas relacionadas à manutenção da atividade da empresa). Por último se deduzem despesas financeiras (juros, custo de oportunidade, inflação etc.), e por fim encontramos o lucro do período, e aí sim podemos dizer: Meu negócio gerou um valor de X reais.
Fazendo análises
Ao destrinchar o faturamento em todas estas etapas, o gestor consegue fazer análises e visualizar possíveis gargalos, como despesas operacionais em excesso, custos muito altos, ou até mesmo despesas operacionais em percentual muito baixo, que pode indicar falta de exploração de oportunidades, afinal, é despendendo recursos que um negócio gera mais valor.
Olhar analítico
O olhar do empreendedor dever ser mais analítico quanto ao faturamento, pois quem enxerga apenas o total de receitas, vê a empresa somente com uma visão externa, enquanto quem conhece bem a estrutura e operação da empresa, enxerga internamente, no detalhe.
Conclusão
Não se engane: Ninguém deve conhecer sua empresa melhor do que você mesmo. Estude-a todos os dias, sempre atento a oportunidades!
Sua empresa necessita de um controle financeiro eficiente, ou melhorar a organização financeira atual? Chame um de nossos consultores para uma conversa agora, através dos links de contato.