
Em todas as empresas, para qualquer que seja o ramo de negócio, a inadimplência por parte dos clientes pode ser um grande problema. Por mais que o planejamento financeiro seja bem feito, o não recebimento das vendas realizada e serviços prestados pode comprometer o sucesso da empresa, seja por falta de caixa para cobrir as despesas fixas, seja por insuficiência de recursos para investir no crescimento.
Para que isto não aconteça em um nível insustentável, é possível adotar estratégias preventivas a fim de evitar a inadimplência da maneira mais eficiente possível. Então separamos seis dicas para aplicar no seu negócio:
– Tenha critérios para realizar vendas a prazo: Seja para produtos, ou para serviços, o prazo de pagamento e forma de parcelamento podem ser usados como “moeda de troca” no fechamento da venda. Porém, nem sempre ceder mais prazo para seu cliente pode ser positivo, ainda que faturar mais possa parecer bom em um primeiro momento. Consulte CPF e CNPJ do cliente, e seja criterioso na concessão de mais crédito;
– Deixe seu cliente ciente do valor e do preço do seu produto ou serviço: Muitas vezes o valor percebido pelo cliente pode parecer menor que o preço negociado, principalmente durante a prestação do serviço, ou após a entrega de produtos, o que pode prejudicar o fluxo de pagamentos por parte do cliente. Desta forma, é ideal sempre reforçar os pontos fortes do seu produto;
– Crie cláusulas de saída em contratos de prestação de serviço: Nos casos de serviços, sempre que houver contrato, é necessário incluir cláusulas onde esteja previsto o que acontece em caso de atraso, sendo recomendado a rescisão ao atingir 2 ou 3 meses seguidos de atraso;
– Adote uma sistemática de cobrança: Quando o pagamento atrasa, é necessário já estar preparado para como realizar a cobrança, seja por contato direto, seja por e-mail ou mensagem de texto por envio automático. Para isso é necessário haver um fluxo de comunicação bem definido, e os contatos do cliente atualizados. O que não pode acontecer nunca é a falta da cobrança, ou que ela seja feita de forma não profissional;
– Utilize gatilhos mentais ao realizar cobrança: Truques psicológicos são largamente utilizados por empresas para que a cobrança seja realizada com sucesso, com a mensagem sendo repassada de forma clara, convincente e eficiente;
– Terceirize o parcelamento das vendas: As famosas maquininhas de cartão, apesar das taxas embutidas, podem ser uma saída eficiente para não se preocupar com inadimplência no seu negócio. Avalie as taxas, a fim de incluir nos custos dos produtos, e a cobrança será realizada pela operadora do cartão utilizado pelo cliente. Atenção para a responsabilidade no uso de maquininhas, em relação à titularidade dos catões utilizados.
Portanto, para que sua empresa tenha sucesso no recebimento das vendas realizadas, adote estratégias para proteger o negócio da inadimplência.
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