
O Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) é um tributo que como o próprio nome diz, deve ser recolhido pelo empregador na fonte de renda, ou seja, diretamente do salário do funcionário. O valor a ser retido depende da faixa salarial em que o empregado se encontra, sendo necessário realizar alguns cálculos para determinar o valor correto a ser descontado na folha de pagamento.
Para realizar o cálculo do IRRF é preciso primeiramente identificar a remuneração bruta do funcionário, ou seja, o valor total que ele recebe antes dos descontos. Esse valor inclui salário base, horas extras, comissões, bonificações e outros adicionais. Logo após é necessário identificar as deduções que serão aplicadas, como por exemplo, o INSS.
Com o valor bruto e as deduções identificadas, é possível calcular a base de cálculo do IRRF. Essa base corresponde ao valor do salário bruto menos as deduções. Com o resultado em mãos, o próximo passo é identificar em qual alíquota o salário se encaixa, pois, a alíquota do IRRF varia de acordo com a faixa salarial do trabalhador. Para identificar a alíquota correspondente, é necessário consultar a tabela do IRRF atualizada.
Ao se obter o valor da base de cálculo do IRRF e a alíquota correspondente, é possível calcular o valor a ser descontado. Para isso, basta multiplicar a base de cálculo pela alíquota e depois subtrair o valor da dedução.

Para finalizar o cálculo da folha de pagamento, é necessário subtrair o valor do IRRF a ser descontado do salário bruto, e também as demais deduções (como o INSS, por exemplo). O resultado final é o salário líquido, ou seja, o valor que efetivamente será pago ao funcionário.
Calcular o IRRF na folha de pagamento pode parecer complicado à primeira vista, mas seguindo esses passos e a tabela do IRRF atualizada, é possível realizar o calculado de forma correta e eficiente. É importante lembrar que o IRRF é uma obrigação legal, e seu não cumprimento pode gerar multas para a empresa. Portanto, é fundamental que as empresas estejam sempre atualizadas e em dia com seus deveres fiscais.
Ficou com alguma dúvida a respeito de como funciona o cálculo do IRRF ou como isso impacta na folha de pagamento? Entre em contato com um de nossos consultores através do link em nossa bio.