
Se você é um empreendedor, e busca sair da informalidade, uma ótima opção para você é aderir ao MEI (Microempreendedor Individual). Aderindo a essa modalidade você se torna um profissional autônomo formalizado e passa a ter CNPJ, tendo acesso as vantagens que apenas uma Pessoa Jurídica possui.
Para aderir a este regime, o empresário deve possuir um faturamento anual de até 81 mil reais, ter no máximo 1 funcionário, e identificar se sua área de atuação do profissional consta na lista oficial de atividades permitidas. Se seu perfil encaixar nos requisitos, basta solicitar a abertura do seu CNPJ através do Portal do Empreendedor. Vale destacar que existem vários sites falsos de abertura de CNPJ MEI, que não passam de golpes.
Ter uma inscrição CNPJ passa mais credibilidade e uma imagem mais profissional para seu negócio. Existem oportunidade de mercado que só estão disponíveis para empresas formalizadas. Você passa também a ter facilidades de acesso a crédito pois os bancos e financeiras costumam oferecer melhores linhas de crédito a Pessoas Jurídicas. Outra vantagem é que você passa a poder emitir notas fiscais de seus produtos e serviços, podendo repassar aos seus clientes uma garantia jurídica da concretização do negócio.
Além das vantagens já citadas o MEI possui particularidades que facilitam ainda mais a vida do empreendedor, como por exemplo, uma tributação mais simplificada, onde é paga apenas uma taxa fixa, através de uma guia mensal. Através dessa guia o empresário paga também a contribuição ao INSS, e assim tem acesso aos benefícios previdenciários, como auxílio-doença, aposentadoria e salário-maternidade. Outra vantagem dessa categoria é que não é obrigatório ter um contador, muito embora seja recomendado o acompanhamento de um profissional.
Empreendedor, seu negócio precisa partir para a formalização, ou organizar sua vida financeira? Entre em contato com um de nossos consultores pelos links de contato. Iremos lhe ajudar a crescer nesta jornada.