
Definir o valor do pró-labore de um sócio de pequenas e médias empresas no Brasil é uma tarefa importante, pois ele representa a remuneração pelo trabalho realizado pelo sócio na empresa.
Há alguns fatores a serem considerados ao definir o pró-labore, tais como:
- Capacidade de pagamento da empresa: o valor do pró-labore deve ser coerente com a receita gerada pelo negócio, ou seja, não deve consumir recursos de forma desproporcional ao que gera com a sua atividade;
- Função do sócio: é importante considerar a função do sócio na empresa, se é operacional, de vendas, ou funções executivas, e comparar com o salário de um trabalhador da mesma função no mercado de trabalho;
- Mercado: é importante estar de acordo com a média de remuneração de sócios em empresas do mesmo segmento de atuação e tamanho.
Além disso, é importante lembrar que o pró-labore deve ser definido com base em critérios claros e objetivos, e deve ser registrado em contrato social ou acordo entre os sócios. Deve ser um valor justo e proporcional ao trabalho realizado, além de ser fiscalizado regularmente, para garantir a saúde financeira da empresa.
Sua empresa necessita melhorar a organização financeira atual? Chame um de nossos consultores para uma conversa agora através dos links de contato.