Umas das ferramentas mais importantes para quem empreende é um bom Networking, que é a habilidade de criar conexões com os outros, e as usar para ampliar as oportunidades de negócios. Estas oportunidades surgem por conta dos relacionamentos, e marketing pessoal, e podem ser utilizadas até mesmo nos momentos em que se necessita de apoio para resolver problemas.

Fornecedores, clientes, credores, investidores, parceiros, funcionários e até mesmo concorrentes. Todos estes tipos de contatos, quando bem desenvolvidos, criam vantagem competitiva para a sua empresa. Boas relações sempre deixam portas abertas para bons negócios, e rendem novas oportunidades.

Mas como criar essas relações e mantê-las? Na maioria das vezes elas surgem de forma espontânea, conforme as conexões ocorrem (compras, vendas, parcerias, contratações etc.). Porém, é possível criar estas conexões de forma ativa e intencional, pensando no seu negócio.

Veja alguns exemplos de ações que ampliam sua rede:

– Se oferecer para desenvolver parcerias com clientes ou fornecedores, mantendo-se sempre interessante e interessado em ajudar. Desta forma, você aumenta a possibilidade de ser lembrado quando eles precisarem indicar seus serviços;

– Estar presente em cursos, feiras e eventos em geral da sua área de atuação, buscando conexões estratégicas;

– Transformar conversas ocasionais em uma apresentação dos seus serviços e produtos, como na academia, numa prestação de serviços ou conversa informal com amigos de amigos;

– Criar conteúdo para redes sociais em colaboração com outros perfis, a fim de atingir os seguidores dos parceiros;

– Use todas as suas redes sociais para expor seu negócio, afinal, todas elas são vitrines ativas que muitas pessoas verão;

– Mantenha seus contatos mais estratégicos sempre próximos, ou seja, aquelas pessoas que têm maior possibilidade de indicar seus serviços a potenciais clientes. Desta forma você amplia sua rede se expondo à rede de outras pessoas;

Outras dicas são cuidar bem de sua apresentação pessoal, apresentar-se como especialista naquilo que você é especialista, utilizar gatilhos mentais, e buscar ser relevante em suas relações. Tudo isso irá aumentar a possibilidade de ser lembrado pelas suas conexões.

Sua empresa conta com uma boa rede de contatos, e cria novas conexões de maneira intencional?

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